terça-feira, 15 de janeiro de 2008

**Etapas pelas quais já passei...1 Mês**


Hello galera, olha eu aqui novamente...bem, vim contar à vcs o longo caminho que já percorri pra chegar até aqui, vcs acham que é moleza, não é moleza não viu!Acompanhem...
1 e 2 semanas: a primeira semana de gravidez foi a semana do seu último período menstrual. Como resultado, a idade de seu bebê é duas semanas a menos que sua idade gestacional.O encontro do óvulo e do espermatozóide já ocorreu determinando a fecundação. Assim que fecundado o seu nome agora passa a ser Zigoto. Esse, imediatamente fecha suas membranas para o resto dos espermatozóides que chegaram até esse ponto (aproximadamente 250). Então ele começa a se dividir em células identicas enquanto viaja do Tubo Falopiano para o Útero, onde continuará a crescer. Nesse momento, as características físicas de seu bebê já estão definidas (cor de olhos, cabelos e pele, estatura, sexo, etc...).
3 semana: O embrião crescendo dentro de você ainda é muito pequeno. Nesse ponto, ainda é um agrupamento de células que cresce muito, muito rápido.O embrião é, no momento, do tamanho de uma cabeça de alfinete e seria visível a olho nu se você pudesse olhar para ele. Mas ainda não tem forma nem de feto nem de bebê. O seu tamanho é de 0.150mm.A fecundação: Após o espermatozóide penetrar no óvulo, sua cabeça é anexada à superfície do óvulo. As membranas do espermatozóide e do óvulo se unem fechando ambos dentro de uma mesma membrana ou bolsa. O óvulo reage a esse ato fechando-se a qualquer outro espermatozóide.Uma vez que o espermatozóide penetrou no óvulo, ele perde o seu rabinho e sua cabeça aumenta de tamanho e é chamado então de prónucleo masculino e o óvulo é então chamado de prónucleo feminino. Os cromossomos do prónucleo masculino e feminino se unem. Quando isso ocorre eles trocam bits de informações e características, o que mais tarde serão todas as características dessa pessoa. O número de cromossomos em um humano é de 46. Sendo 23 fornecidos pela mãe e 23 pelo pai. Desenvolvimento do embrião: Agora o ovo fecundado é chamado de zigoto. Esse, multiplica-se muito rápido (multiplica-se em duas células, depois quatro ...chamado de processo de segmentação) conforme passa pelo tubo uterino até chegar ao útero. Essas células são então chamadas de blastômero. Conforme o blastômero continua a se dividir, surge a mórula, um maciço celular que contém de doze a dezesseis blastômeros. A acumulação gradual de líquido na mórula resulta na formação do blastocisto, o qual é muito pequeno.Durante a próxima semana, o blastocisto viajará para a cavidade uterina (entre 3 e 7 dias após a fertilização). O blastocisto fica livre dentro da cavidade uterina e continua a crescer e a desenvolver. Por volta de uma semana após a fertilização, ele se implanta no útero. E, aí onde ele se fixa, é onde vai começar a formar a placenta.
4 semana: Tamanho do bebê: Ainda muito pequeno. O seu tamanho varia entre 0.36mm à 1mm.Como o bebê está crescendo e desenvolvendo: O desenvolvimento fetal ainda está em estágio primitivo mas grandes mudanças estão ocorrendo. A placenta, que tem função muito importante na produção de hormônios e transporte de oxigênio e nutrientes, está se formando e, as redes vasculares que contém o sangue materno estão sendo estabelecidas.Gastrulação: A gastrulação compreende o processo de transformação do blastocisto em gástrula, estágio embrionário que se carateriza pela formação dos folhetos germinativos ou embrionários. Descrevemos a gastrulação do anfioxo, um cordado marinho, de 5 a 8cm de comprimento. Nesse caso, a gastrulação inicia-se pela invaginação do polo vegetetivo para o interior da blastocele, que progressivamente desaparece.No final do processo podem-se reconhecer nitidamente dois folhetos: ectoderma (externo) e mesentoderma (interno). A cavidade delimitada pelo mesentoderma é denominada de arquêntero ou intestino primitivo, e o orifício de abertura do arquêntero é chamado de blastóporo. Num estágio mais avançado do desenvolvimento da gástrula, a região dorsal passa por um processo de achatamento, formando a placa neural. A seguir, as células ectodérmicas das bordas multiplicam-se até recobrir a placa, organizando as cristas neurais. A placa neural, então, invagina-se de modo a formar a goteira ou sulco neural, que originará o tubo neural, onde se desenvolverá o sistema nervoso central. Simultaneamente, o mesoderma, ou seja, as células do mesentoderma que forram o teto do arquêntero forma três evaginações: a evaginação central dá origem a um eixo de sustentação contínuo denominado notocorda; as evaginações laterais formam os somitos, bolsas cuja cavidade é denominada celoma. E o conjunto de células que revestem o tubo digestivo constitui o endoderma.Nesse estágio, portanto, o embrião revela a presença de três folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma), um tubo neural, uma notocorda e um intestino primitivo - arquêntero.
Nessa fazse,a mamãe espera a menstruação, sem saber que em breve receberá uma notícia maravilhosa!

Nenhum comentário: